FAQ – Perguntas Frequentes

Quem somos?

Nós somos uma empresa especializada em Direito de Trânsito, composta por uma equipe plural, especializada e voltada ao desenvolvimento de recursos para todas as infrações de trânsito. A empresa tem como objetivo auxiliar os condutores a resolverem seus problemas envolvendo infrações, de modo a permitir que utilizem o direito de defesa que lhe é garantido pela lei. O atendimento é realizado à distância, pela internet e pelo telefone, e presencial, bem como é realizada a elaboração dos documentos para que sejam encaminhados aos órgãos julgadores.

A empresa já auxiliou diversos condutores de todo o país a cancelarem infrações de trânsito, impedindo que acumulassem pontos na CNH ou, até mesmo, perdessem a carteira de motorista. Os profissionais que se dedicam à elaboração dos recursos estão em constante formação e aprimoramento dos seus conhecimentos quanto ao que propõe o Direito de Trânsito, assim como procuram manter-se sempre atualizados de acordo com as modificações ocorrentes no Código de Trânsito Brasileiro.

O que fazemos?

Nossa empresa é reconhecida por prestar atendimento desde a primeira etapa em que é possível apresentar recurso (Defesa Prévia) até o último resultado emitido pelos órgãos julgadores. Além disso, se o recurso não for deferido (aceito), elaboramos os demais recursos do mesmo processo sem nenhuma cobrança adicional.

Não caracteriza a empresa também a cobrança individual de cada uma das etapas de recurso que houver necessidade de elaboração. Ao tempo que o cliente solicita os serviços da empresa, o valor cobrado atende cada umas das elaborações argumentativas para defesa necessárias. Assim, o cliente não precisa pagar valores adicionais a cada etapa em que for necessário recorrer.

Também oferecemos suporte por todos os meios de contato disponíveis, e também pelos telefones durante todo o tempo em que o processo estiver sendo julgado, sem nenhuma cobrança extra por isso. Caso o cliente receba alguma ligação de um assessor que deseja tirar suas dúvidas mas, ao mesmo tempo, cobrá-lo por isso, essa ligação de suporte não está sendo realizada por nenhum dos nossos assessores jurídicos. A política da empresa busca sanar cada dúvida de cada um de seus clientes, da melhor forma possível e sem cobrar nada a mais por isso.

O seu trabalho é confiável?

Nossa credibilidade da empresa é garantida pela composição do grupo de colaboradores. Nossa equipe é composta por advogados especializados em Direito de Trânsito, que tem, como característica profissional, o constante aprimoramento quanto aos ordenamentos do Código de Trânsito Brasileiro. Assim, todos os recursos são elaborados com o cuidado maior para que não haja equívocos no que se refere à legislação de trânsito e aos argumentos elaborados em torno do que é posto por essa legislação.

Ganhamos algo de outras empresas privadas ou recurso financeiro do Governo?

Não possuímos nenhum vínculo com o Governo, não realizando nenhuma atividade vinculada a ideologias políticas ou posições governamentais.

Como fazemos o atendimento?

Cada recurso elaborado pelos nossos advogados é desenvolvido de forma personalizada, voltado para a necessidade apresentada por cada um dos casos. Cada cliente que busca os serviços da empresa possui uma infração registrada, ocasionada por uma atitude diferente. Por isso, o recurso para cada uma das infrações deve ser construído com base em argumentos que caibam à situação e que sejam capazes de justificar as atitudes adotadas pelo condutor e que levaram ao cometimento da infração.

Quanto tempo em média demora um recurso?

O julgamento de um caso, na JARI e no CETRAN, deve levar, por lei, 30 dias para ser julgado. Entretanto, por inúmeros motivos, esse julgamento pode demorar bem mais tempo para ser realizado. A análise do recurso em Defesa Prévia, que não institui prazo máximo para julgamento, pode levar bastante tempo para ser avaliada, por isso, se torna difícil estabelecer um prazo médio. Alguns recursos levam até um ano para serem julgados, por isso, o que é possível afirmar é que tempo de julgamento de um recurso normalmente vai além do prazo de 30 dias, estabelecido para Primeira e Segunda Instância, não valendo também para a Defesa Prévia.

A estimativa de prazo para o processo, caso sejam necessárias as 3 instâncias, também varia conforme o órgão que realizou a autuação e o estado onde ocorreu. Mas, numa média, o prazo para o processo é de 6 meses.

Como posso saber se o meu caso é passível de recurso?

Antes que o cliente realize a contratação dos serviços prestados pela empresa, o caso e todos os seus desdobramentos são analisados, a fim de saber se há a possibilidade de o condutor recorrer do processo que está sendo registrado em seu nome. Por meio de um questionário, o cliente que necessita dos serviços expõe as características do seu caso, e, a partir daí, elas são avaliadas para que se afirme a possibilidade de a infração registrada ser contestada ou não.

Quais tipos de serviço são prestados?

Dentre os serviços oferecidos pela empresa está a consultoria para elaboração de recursos de trânsito, acompanhamento dos processos, solução de dúvidas sobre direito administrativos e, especialmente, direito de trânsito.

Nossa equipe é especializada para elaboração de recursos administrativos em processos de direito de trânsito, tanto para as infrações, como também para os processos de suspensão e cassação do direito de dirigir.

Pode haver alguma consequência negativa por recorrer de uma multa de trânsito?

Recorrendo de uma infração de trânsito, não haverá nenhuma consequência negativa, pois todos os recursos são elaborados com cautela para evitar que qualquer um dos argumentos possa comprometer o cliente.

Todo trabalho é pensado para proteger os direitos dos motoristas, cancelando multas de trânsito usando argumentos que se fundamentam nos fatos e também em questões legais, sem o uso de fundamentos que possam, de qualquer maneira, comprometer ou prejudicar o motorista que está recorrendo.

Outro detalhe importante é que, recorrendo, a penalidade poderá apenas ser reduzida. Não é possível que através do recurso do condutor a penalidade da infração ou da suspensão seja aumentada.

Quais são os valores cobrados?

Como cada um dos recursos é analisado individualmente e redigido de forma personalizada, nossos valores podem variar de caso para caso. Quer saber o valor do seu recurso? Entre em contato conosco pelo e-mail selfmultas@gmail.com.