multa por dirigir veículo segurando telefone celular

Como recorrer à multa por dirigir segurando o celular

Muita gente não sabe, ou apenas não pensa, no quão perigoso é mexer no celular enquanto dirige. Para ser ter uma ideia, ao verificar uma mensagem que chega no WhatsApp ou via SMS, trafegando a uma velocidade de 80 km/h, você percorre em torno de um campo de futebol de distância. Isso tudo com os olhos “fechados”.

De acordo ainda com o estudo do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), abrindo o Facebook, à uma velocidade de 50 km/h, é como deixar o carro andando sozinho por uma extensão de 12 automóveis enfileirados. O mesmo serve para o Instagram, que corresponde à duas carretas enfileiradas.

Em média, o tempo que o condutor fica de “olhos fechados”, desviando o olhar da direção, é de 4,5 segundos. Pelo tempo ser o suficiente para ocorrer um grave acidente, as multas que envolvem mexer no celular dirigindo são extremamente rigorosas.

O uso do aparelho celular enquanto dirige é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Não chega a ser considerado um crime de trânsito, contudo, é infração gravíssima, com multa no valor de quase R$ 300,00 e aplicação de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Apesar de tão rigorosa, nenhum sistema é perfeito. Sendo assim, se você recebeu uma multa por uso do aparelho celular enquanto dirige e discorda da infração recebida, não perca a calma.

Nós, da Self Multas, elaboramos um sistema totalmente intuitivo e interativo para que, em poucas etapas, você possa recorrer à uma multa recebida que acredita merecer mais cuidado. Ao preencher os campos, você adquire um recurso elaborado por advogados e especialistas em multas de trânsito da nossa equipe, que trabalham para construir os melhores argumentos de acordo com a lei e o tipo de multa específico.

Basta abrir o nosso site e, em poucos minutos, você recebe o recurso em seu e-mail, tudo por causa de um simples formulário elaborado por nossa equipe. Com a nossa ajuda, você terá um conteúdo consistente para um recurso bem estruturado e com excelentes argumentos. Se você deseja recorrer à uma multa tomada, clique no link abaixo:

Dirigir segurando o celular

Como recorrer à uma multa por dirigir veículo segurando o telefone celular:

1º Etapa – Acesse a plataforma:

Nós disponibilizamos a ferramenta de automação de recurso neste link: https://www.selfmultas.com.br/recurso/. Outra forma que você pode seguir para chegar nessa página é clicando no menu deste site, aonde está escrito RECURSO. Clique e, a seguir, selecione o botão Fazer Recurso.

2º Etapa – Selecione a multa:

Veja as opções de multa na tela e selecione aquela que você recebeu e deseja recorrer. Lembre-se de ficar com a carta na mão, pois precisaremos dos dados descritos no papel.

3º Etapa – Selecione o motivo do seu recurso:

Nós disponibilizamos diversos motivos legais para que você possa recorrer à infração recebida de forma mais jurídica. Por que você quer recorrer à essa infração? A notificação chegou atrasada? Existe algum problema com o radar? Escolha o motivo que mais encaixa com o seu.

4º Etapa – Informe seus dados e selecione a forma de pagamento:

Lembra que nós falamos para deixar a infração que você recebeu em casa em mãos? Aqui nós vamos precisar dela. Insira seus dados e certifique-se de que seu nome, endereço, CPF, RG e demais dados pessoais estão corretos, assim como os dados da multa (auto da infração, placa do carro, órgão responsável pelo auto, e outros).

A seguir, selecione a forma de pagamento que deseja usar. Lembre-se de que o recurso só será concluído e enviado para você quando o pagamento for aceito. Após o pagamento ser efetuado com sucesso, e garantido por nosso intermediador, você receberá um e-mail com o recurso em anexo.

Impressão e envio do recurso:

Siga bem as nossas orientações na segunda página do PDF do recurso, para que você tenha mais chances de ganhar a contestação. Lembre-se que não garantimos a vitória do recurso, apenas auxiliamos na sua elaboração.

A responsabilidade do Self Multas limita-se a preparar o recurso para ser apresentada uma defesa técnica, não havendo garantia de resultado. A decisão compete exclusivamente ao órgão autuador. Também cabe exclusivamente ao cliente a veracidade das informações citadas durante o procedimento de criação do recurso.

59 respostas
    • Self Multas says:

      Thomaz, lamentamos que tenha acontecido isso. O fato de demorar para chegar a notificação se deve à paralisação dos órgãos devido à pandemia, mas se a data da infração é após 1/12/2020, você tem que verificar se o prazo de 30 dias, entre a data da infração e a postagem da notificação, foi respeitado. Escolha uma linha de defesa e boa sorte!

      Responder
  1. Thais says:

    Fui parada meu celular estava junto com a carteira no colo, o polícia alegou que estava no Celular por isso, na infração veio meu nome faltando uma letra e veio como 252.Úni, na obs: ART.252 único do ctb, conduzia veículo e manuseava telefone celular com a mão direita, condutora orientada, irregularidade sanada no local, recusou- se a assinar ….

    Cabe recurso neste caso ?.

    A multa foi aplicada em 03/06/2020 e só foi processada em 01/04/2021

    Posso recorrer ?

    Responder
  2. Alessandra Espindula says:

    Chegou uma notificação dizendo que o motorista falava no celular, mais isso aconteceu em Americana, só que moro em São Bernardo do Campo e nunca fui para Americana.
    Tenho sem parar posso usar como prova?
    E como faço essa carta

    Responder
    • Self Multas says:

      Sem dúvidas Alessandra, o extrato do Sem Parar pode ser usado como prova. Ademais, verifique se não é o caso de clonagem do veículo. E se necessário, se resguarde fazendo um boletim de ocorrência.

      Responder
    • Self Multas says:

      Rodrigo, excelente a sua pergunta. Quando você está com o carro parado no semáforo, tecnicamente falando, você “interrompeu a marcha do veículo”. E nessa situação você não pode manusear o celular, salvo se o aparelho estiver fixado no console do veículo, cabendo recurso nesse caso. Ficamos à disposição

      Responder
  3. Mauriza says:

    Olá
    Recebi uma notificação que estava manuseando celular.
    Tenho o pessimo habito de apoiar a mão na cabeça quando o carro para ou em trânsito lento
    Acredito que essa conduta foi confudida com o uso de celular.
    Será que tenho como recorrer a esse mal entendido?

    Responder
    • Self Multas says:

      Mauriza, o problema é como você vai provar que tem o hábito? O campo Observações está preenchido ou é uma reprodução do nome da infração? Talvez o caminho seja esse. Ficamos à disposição

      Responder
  4. Luan Bevilacqua says:

    Olá, tudo bom?

    No meu caso, chegou uma multa de uso de celular do nada. Posso recorrer à ela?
    Não fui parado, não tem foto na notificação, não tem o nome do condutor apesar de ter o nome do proprietário do veículo (o meu)
    mas o simples fato de ser uma multa indevida me intriga.

    Na descrição, veio como “dirigir veiculo segurando telefone celular”

    No meu histórico eu tive uma única multa, a alguns anos, por velocidade (moto) então não sei se isso implica. A de velocidade não pedi para recorrer

    Responder
      • Self Multas says:

        Luan, o uso do celular não pode ser feito com o veículo parado no semáforo, por exemplo. Somente parado mesmo, fora da faixa de circulação, entende? No entanto, a conduta de acionar equipamentos do veículo é totalmente regular. Se esse foi o seu caso, você pode tentar reverter apresentando o recurso. Esperamos tê-lo ajudado.

        Responder
    • Self Multas says:

      Jéssica, infelizmente somente as multas LEVES E MÉDIAS ainda podem ser convertidas em advertência por escrito. Embora sua multa seja considerada gravíssima, se você não concorda com ela, acesse o nosso recurso e apresente uma defesa prévia. Ficamos à disposição

      Responder
  5. Milan says:

    Levei uma multa em 06/2020 a notificação chegou hoje 06/2021 (quase um ano após o ocorrido). O que me intriga é que não tenho o hábito de ir no lugar que eu tomei a multa, que é na vila olimpia. E eu moro em diadema.
    Na notificação não tem foto, nem nome do condutor, somente o nome do proprietário do veículo. Gostaria de saber se nesse caso tem como recorrer?

    Responder
    • Self Multas says:

      Milan, em primeiro lugar você tem que descartar o pior, que seria o veículo estar com a placa clonada, já que você não se lembra se esteve no local da infração de trânsito. Se não for o caso de clonagem, nós entendemos que o prazo para para emissão de notificação é de 30 dias. Entretanto, com a Pandemia, o sistema de emissão colapsou e os órgãos de trânsito estão enviando com esse atraso, sem dúvidas, em prejuízo da população. Esse assunto já se tornou público na imprensa. Espero tê-lo ajudado. Se quiser recorrer, estamos à disposição

      Responder
  6. Jessica says:

    Ola! Recebi uma notificação emitida em 11/5/2021, para uma infração supostamente cometida em 10/7/2020.
    O carro é da família e, depois de quase 1 ano, não sabemos dizer quem era o condutor nesse dia e se realmente aconteceu.
    Cabe recurso?

    Responder
    • Self Multas says:

      Jessica, o atraso na entrega da notificação deve-se à pandemia da covid. Nós entendemos que somente a lei (e não uma resolução) poderia alterar o procedimento de emissão das notificações durante a covid. O prazo legal para emissão da notificação é de 30 dias a partir da data da infração. Entre em contato conosco para podermos te auxiliar. Ficamos à disposição

      Responder
  7. Carlos says:

    Oi, recebi uma multa por estar manuseando o celular, porém eu fiquei sabendo dela 2 meses depois quando entrei no aplicativo carteira digital.
    Eu sou motoboy não é nem possível eu ficar manuseando o celular enquanto piloto, porém a autuação foi feita quando eu estava parado no semáforo pelo jeito, só que eu tenho suporte e eu só devia estar verificando a rua se estava certa, mas pelo suporte mesmo!

    Como posso anular essa multa ? Isso é uma tremenda sacanagem com a gente q tá trabalhando certinho.

    Responder
    • Self Multas says:

      Carlos, entendemos a sua indignação. A saída é você recorrer alegando que o seu veículo possui suporte e aguardar o resultado. Depois você terá outras chances de continuar tentando. Esperamos tê-lo ajudado e ficamos à disposição

      Responder
  8. Lucas Lima says:

    Recebi uma multa de dirigir veículo utilizando-se de telefone Celular, é minha primeira multa em 8 anos de habilitação, cabe o recurso de advertência? Se sim, como faço para realizar o mesmo?.

    Responder
  9. Fernanda says:

    Olá boa noite recebi essa multa e gostaria de saber o que pode acontecer? No caso o nome do carro está no meu marido, precisamos colocar no meu nome e So perco os pontos na carteira e pago o valor? Por favor me respondam!

    Responder
    • Self Multas says:

      Fernanda, faça a indicação (do proprietário do veículo para o condutor) e recorra em nome do condutor. Ao fazer a indicação os pontos vão para o condutor. Se o condutor vence o recurso ele não terá que pagar o valor da multa e nem perderá os pontos na carteira. Esperamos que tena te ajudado

      Responder
  10. Fernanda says:

    Olá bom dia! Preciso da ajuda de vcs!
    Recebi uma multa por segurar o celular enquanto dirigia, a multa não tem foto nem filmagem, apenas diz que seguro o celular, a hora, o dia e o local. Posso recorrer? Tenho chance?
    E caso recorra e não ganho acontece algo além de só perder os pontos e pagar a multa?
    Por favor me respondam!!!!

    Responder
    • Self Multas says:

      Fernanda, fique tranquila! Recorrer é um direito seu e não vai te prejudicar em nada. Se você não ganhou ok, paciência, pode tentar de novo na instância seguinte, mas não ache que se você recorre a sua situação vai piorar. Sobre não ter foto, realmente não precisa de foto (fiscalização eletrônica). Esperamos tê-la ajudado. Ficamos à disposição

      Responder
    • Self Multas says:

      Clebison, você não precisa ser abordado para ser multado por essa infração de celular. Caso não concorde com a multa, procure descobrir se o auto de infração está devidamente preenchido, com a descrição da situação observada, por exemplo, “condutor do sexo masculino segurando o celular com a mão esquerda durante interrupção temporária no semáforo”. Precisando de ajuda, estamos por aqui.

      Responder
  11. Valeska says:

    Recebi uma notificação de Americana dizendo que o motorista falava no celular quando dirigia, eu moro em Campinas e a data e horário que consta na notificação estava trabalhando. Solicitei acesso de entrada e saída do meu trabalho e do meu condomínio, acredito que tem filmagens das câmeras, minha dúvida é isso seria sutilmente para comprovar e anular essa multa???

    Responder
    • Self Multas says:

      Valeska, claro que essa prova (que você estava em outro lugar) vai te ajudar a cancelar a multa. Mas, procure maiores informações junto ao órgão de trânsito sobre o que de fato aconteceu. Casos assim podem se tratar de clonagem de placa do veículo. Esperamos tê-la ajudado. Ficamos à disposição

      Responder
    • Self Multas says:

      Ygor, muito boa a sua pergunta (talvez ajude outros motoristas de app). Nossa posicionamento é no sentido de que o motorista que está com apenas uma mão no volante e a outra acionando equipamentos e acessórios do veículo, ele não comete essa infração. Esperamos tê-la ajudado e ficamos à disposição

      Responder
    • Self Multas says:

      Ana Carolina, nós entendemos que o motorista que está com apenas uma mão no volante e a outra acionando equipamentos e acessórios do veículo, ele não comete essa infração. Esperamos tê-la ajudado e ficamos à disposição

      Responder
    • Self Multas says:

      Bruno, em ambas as infrações o agente de trânsito não está obrigado a abordar o motorista, conforme as normas de fiscalização do trânsito. Entretanto ele deve, no campo observações, descrever o que de fato aconteceu, por exemplo: condutor masculino dirigia sem cinto e com o celular à mão esquerda. Entendeu? Esperamos tê-lo ajudado. Ficamos à disposição

      Responder
    • Self Multas says:

      Celio, essa infração (de uso do celular) não requer abordagem do fiscal; porém, verifique se o campo observações está descrevendo a situação observada (por exemplo: condutor do sexo masculino segurando o celular com a mão direita). Caso contrário, orientamos que você recorra, caso não concorde com infração, com base nesse motivo. Ficamos à disposição

      Responder
    • Self Multas says:

      Francisco, fique calmo, pois você tem o direito de recorrer caso não concorde com a multa. Aguarde chegar a notificação e entre em contato conosco para podermos te orientar, ok?

      Responder
    • Self Multas says:

      Edson, orientamos que você apresente recurso contra essa infração, sob o argumento que a notificação não foi emitida dentro do prazo de 30 dias. Seguimos à disposição

      Responder
    • Self Multas says:

      Marlon, excelente a sua pergunta (que vai ajudar outros motoristas de app). A conduta do motorista de acionar equipamentos e acessórios do veículo mantendo apenas uma das mãos ao volante é permitida por lei. Com base nisso, orientamos que o motorista que não concorde com a infração deve recorrer. Conte conosco!

      Responder
    • Self Multas says:

      José Antônio, se o seu veículo possui suporte de celular e você não concorda com a infração, recorra nesse sentido, provando que o seu veículo possui esse suporte. Nós temos esse recurso. Ficamos à disposição

      Responder
  12. Diogo says:

    Recebi uma multa por dirigir mexendo no celular, quando o mesmo estava somente no painel do carro com gps ligado para me guiar onde ue precisava chegar, eu não atendo e nem mexo no celular com ele no painel.

    Um absurdo esses cara fazer isso! recebi uma multa gravíssima, ponto na carteira e nem mexer no celular eu estava.
    Oq fazer?

    Responder
  13. Pedro says:

    Fui autuado por dirigir segurando o celular enquanto estava parado no semáforo. O guarda parou do meu lado e eu vi. Não teve foto, identificação do condutor nem nada. Só que o celular em questão estava no suporte do painel e conectado ao sistema do carro (apple carplay) que bloqueia o equipamento pra funções não relacionadas ao carro e eu não estava falando nele estava colocando a po*** de um endereço no gps. É possível recurso nesse caso? Tem chance de ganhar? Posso provar, mandar fotos do carro e do celular, do sistema de multimidia do carro, enfim. Att.

    Responder
    • Self Multas says:

      Pedro, se uma das mãos estava ao volante e a outra estava mexendo em algum equipamento do veículo (no caso o suporte de celular) a conduta é permitida pela lei. Esperamos poder ajudá-lo.

      Responder
  14. Gilberto Ângelo de morais says:

    Recebi uma notificação de trânsito,o alegando que estava manuseando um celular.na verdade fui no registro da data da infração não tinha nenhuma registro de ligação no aparelho celular.eu creio que o agente pode ter enganado com carteira de documentos.tem convecao que não estava falando ao celular porque tenho 20 anos de cnh nunca usei aparelho celular dentro do interior do veiculo como faço para montar um recurso.

    Responder
    • Self Multas says:

      Gilberto, fica difícil aceitarem essa alegação, pois o condutor poderia estar manuseando qualquer aparelho de celular e não àquele que você se refere como o que não possui registro de chamadas. Veja se o campo observações está devidamente preenchido e em caso negativo você pode recorrer com base nesse motivo. Boa sorte.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *