Mitos ou verdades sobre multas de trânsito?

Nosso objetivo é sempre ajudar e, por isso, gostaríamos de compartilhar com vocês alguns mitos e verdades sobre multas de trânsito. Quer saber mais sobre o que procede e o que é fake news nesse meio? Continue lendo…

Mitos ou verdades sobre multas de trânsito:

Muitas pessoas creem que pagando a multa se livram dos pontos na CNH. Isso é um MITO, pois o pagamento da multa é uma obrigação prevista em lei, ao passo que os pontos na CNH servem apenas para uma anotação no prontuário do motorista. Você pode pagar a multa e recorrer sem nenhum problema. O desconto de 20% no valor da multa, que sem dúvidas é bem atrativo, não impede o motorista de pagar e recorrer. Vencendo o recurso, poderá pedir restituição do valor da multa.

Outro MITO é você achar que se recorrer vai piorar a situação. Na verdade, todos os motoristas brasileiros têm o direito de recorrer da multa de trânsito. Ninguém fica prejudicado se optar pelo recurso quando não concorda com a multa. Por incrível que pareça, mesmo com toda tecnologia que trabalha ao nosso favor, o número de pessoas que recorrem é mínimo: apenas 5%.

Mitos ou verdades sobre multas de trânsito

Na plataforma Self Multas você mesmo prepara o seu recurso, sem intermediários, montando uma defesa legal jurídica. Dessa forma, você só precisa enviar o recurso para o Órgão Autuador para efetivamente recorrer à infração recebida.

Entre os maiores MITOS selecionamos esse: “São tantos recursos que ninguém vai ler o meu”. Na verdade, pouquíssimas pessoas recorrem da multa de trânsito. Como dissemos antes, apenas 5% costumam recorrer, ou seja, temos 95% de pessoas que não recorrem. A proporção é a seguinte: para cada 100 multas emitidas, 5 voltam com recurso e, dos recursos que são apresentados, 75% são indeferidos. Sabe por quê?

Por que são usados os argumentos mais absurdos e improváveis possíveis. Você precisa saber que a lei determina que todas as autoridades de trânsito do Brasil são obrigadas a responderem os recursos apresentados, caso contrário, as multas terão que ser canceladas. Um requerimento administrativo não pode ficar sem resposta.

Existem mais tantos outros mitos que envolvem as multas de trânsito no Brasil que daria para escrever um livro. A VERDADE é que recorrer é um direito seu. Você tem respaldo jurídico caso não concorde com uma multa. Os recursos devem ser respondidos, caso contrário, terão que ser cancelados. É um mito aquela história que entrar com recurso vai te prejudicar!

Preste atenção, isso não é uma FAKE NEWS: No Brasil, 75% dos recursos são indeferidos porque são utilizados os argumentos mais absurdos e improváveis possíveis! Apesar de tudo, agora você mesmo pode criar o seu recurso online com ajuda de especialistas e aprender como se deve recorrer. Acredite ou não, mas quem decide recorrer é VOCÊ.

Luiz Fernando Carneiro, fundador da Self Multas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *