Menos burocracia no nosso sistema e Habilitação aos 16 anos? Como assim? 1

Menos burocracia no nosso sistema e Habilitação aos 16 anos? Como assim?

É muito comum compararmos nosso sistema aos dos países de primeiro mundo.

E o assunto em pauta é nada mais, nada menos que a nossa CNH e todo nosso sistema em torno disso. Este assunto está em alta e vem causando alvoroço no congresso e na mídia. Afinal, o que precisamos fazer para que as coisas caminhem e, de uma vez por todas, o cidadão brasileiro seja beneficiado de verdade? Estamos prontos para tais benefícios? 

Gostaria de chama-lo(a) para uma reflexão aqui. Fiz uma comparação do sistema burocrático para se obter uma carteira de motorista aqui no Brasil com o sistema Americano que tem o mesmo fim.

Por que resolvi comparar estes sistemas?

Porque as leis de trânsito dos dois países são similares e isso gera uma comparação plausível. Então, vamos lá:

No Brasil, os testes médicos e psicotécnicos são pagos. Em contra partida, nos EUA é feito um teste de visão em uma máquina no próprio balcão de atendimento.

Aqui, todo o processo pode custar até R$ 2.000,00 e com aulas obrigatórias nas autoescolas. Já os americanos pagam até U$ 50,00 para as provas escrita e prática sem a obrigatoriedade das aulas.

As provas escritas aqui no Brasil são feitas mediante agendamento, nos EUA são feitas na hora.

E as provas práticas aqui são agendadas pelo DETRAN e com os carros deles, já os americanos fazem as provas em seus próprios carros.

E por fim, a “grande” burocracia brasileira para receber e renovar a carteira sendo que nos EUA, a carteira é entregue em domicílio e com renovação online.

Agora, por que toda essa diferença?

Diferente do Brasil, nos EUA já se pode dirigir a partir dos 15 anos de idade. Pessoas até os 16 anos devem estar acompanhados de um maior de idade, após isto, não há restrições.

Nos EUA não há documentação federal, dessa forma a carteira de motorista serve como um documento de identidade. Até mesmo pessoas que ainda não possuem idade para dirigir, podem tirar uma carteira de motorista, porém declarando ainda não ter idade suficiente para dirigir.

Menos burocracia no nosso sistema e Habilitação aos 16 anos? Como assim? 2

Outro fator importante sobre multas de trânsito

Diferente dos brasileiros, os adolescentes americanos não atingem a maturidade legal aos 18. Eles precisam atingir 21. Só assim são permitidos a comprar e tomar bebidas alcoólicas. São cinco anos de experiência no volante antes de atingir a idade legal para beber.

No Brasil, as liberdades e responsabilidades são concedidas de uma vez só: aos 18, podemos beber, tirar nossa CNH, ser presos… Por isso, esta diferença entre a idade com permissão para dirigir e a idade legal nos Estados Unidos pode ser o tempo necessário para os adolescentes amadurecerem, adquirirem responsabilidade e conquistar experiência como motoristas.

Um grande abraço e, qualquer dúvida, clique aqui para entrar em contato e tirar suas dúvidas. Se você recebeu uma multa e deseja recorrer, clique aqui para emitir um recurso usando a nossa nova plataforma automatizada!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *